Brasil

HC de São Paulo é notificado por condições precárias de trabalho

HC foi notificado por manter trabalhadores em condições precárias de higiene e segurança em obra de reforma

Hospital das Clínicas: trabalhadores da obra procuraram a polícia para denunciar condições insalubres (Maxpana3/Wikimedia Commons)

Hospital das Clínicas: trabalhadores da obra procuraram a polícia para denunciar condições insalubres (Maxpana3/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 09h19.

O Ministério do Trabalho notificou o Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, na última semana de novembro, por não pagar salários e manter 56 trabalhadores, dos quais 33 haitianos, em condições precárias de higiene e segurança, em uma obra de reforma da instituição.

No total, foram lavrados 17 autos de infração para o hospital e 11 para a prestadora contratada, incluindo três relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), informou nesta quarta-feira (7) o ministério.

A fiscalização começou após denúncia de trabalhadores da obra que procuraram a polícia. O Ministério do Trabalho apurou que pelo menos R$ 225 mil em salários e rescisões não foram pagos desde abril deste ano, quando a obra teve início. Constatou-se ainda que os trabalhadores não tinham refeitório, vestiário e banheiro no local.

Além disso, segundo o ministério, foram encontrados equipamentos de proteção sem condições de uso e materiais corrosivos armazenados incorretamente.

Fiscais do ministério fizeram duas visitas ao hospital e uma à empresa prestadora, a partir do final de outubro e, depois disso, os prazos para regularizarem a situação expiraram.

"Fizemos tudo para que o hospital e a empresa regularizassem a situação, mas eles não apresentaram justificativas, nem deram explicações para as irregularidades", disse, em nota, o coordenador de Fiscalização do Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em São Paulo (SRTE/SP), Sérgio Aoki.

Na próxima semana, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), Eduardo Anastasi, promoverá uma reunião com as partes envolvidas direta e indiretamente no caso na tentativa de encontrar uma solução, segundo informações do ministério.

A Agência Brasil solicitou posicionamento do HC e aguarda resposta.

Acompanhe tudo sobre:Hospital das ClínicasMinistério do TrabalhoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil