Brasil

Hollande reúne-se com Dilma no início de visita ao Brasil

O presidente da França, François Hollande, chegou hoje a Brasília, onde foi recebido com honras de Estado pela presidente Dilma Rousseff

Presidente da França, François Hollande, é recebido com um abraço de Dilma: Dilma e Hollande terão uma reunião privada (Getty Images)

Presidente da França, François Hollande, é recebido com um abraço de Dilma: Dilma e Hollande terão uma reunião privada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 11h48.

Brasília - O presidente da França, François Hollande, chegou nesta quinta-feira a Brasília, onde foi recebido com honras de Estado pela presidente Dilma Rousseff, com quem deve discutir uma vasta agenda bilateral e global.

Hollande chegou ao Palácio do Planalto, passou revista às tropas do histórico batalhão dos Dragões da Independência e subiu a rampa que conduz à sede do Governo, onde Dilma o esperava junto ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo.

Pouco antes da chegada do presidente francês, um dos soldados que fazia guarda na rampa desmaiou e teve que ser atendido pelo pessoal da segurança e médicos que o conduziram à enfermaria do Palácio.

Após escutar os hinos de ambos os países, Dilma e Hollande se dirigiram ao escritório da presidente, onde terão uma reunião privada à qual depois se juntarão seus ministros.

A agenda de Dilma e Hollande abrange desde diversos assuntos bilaterais até as negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) com o objetivo de fechar um acordo comercial que é negociado há mais de uma década.

As negociações foram reatadas este ano e tinha ficado acertado que este mesmo mês seriam trocadas as ofertas de uma e outra parte, mas Figueiredo informou a quarta-feira que a UE pediu para adiar esse ato até o final de janeiro próximo.

Durante a visita de Hollande serão assinados pelo menos sete acordos bilaterais, um deles voltado para a construção e futuro lançamento de um satélite geoestacionário que prestará serviços ao Brasil, cujo custo previsto é de US$ 600 milhões.

Após o término de suas atividades oficiais em Brasília, Hollande viajará para São Paulo, onde na sexta-feira participará de um seminário empresarial e se reunirá com o governador do estado, Geraldo Alckmin, e outras autoridades locais.

De São Paulo, o presidente francês viajará no mesmo dia para a Guiana francesa, onde visitará uma base militar e as obras de um novo centro esportivo que a seleção de futebol de seu país prevê utilizar para começar sua preparação para a Copa do Mundo do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffEuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Oposição consegue número mínimo de assinaturas para pedir abertura de CPI do INSS

Saiba os melhores horários para evitar trânsito nas estradas no feriado de 1º de maio em São Paulo

Como fica o tempo em São Paulo no feriado de 1º de maio?