Brasil

Idec vai acionar MP e Procon contra a Sabesp

O motivo é a omissão de informação sobre os locais na cidade em que ocorre diminuição da pressão de água e possível falta de abastecimento

Trabalhador da Sabesp caminha no chão rachado da represa de Jaguary, em Bragança Paulista, interior de São Paulo (Nacho Doce/Reuters)

Trabalhador da Sabesp caminha no chão rachado da represa de Jaguary, em Bragança Paulista, interior de São Paulo (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2014 às 12h15.

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai acionar o Ministério Público e o Procon-SP contra a Sabesp por omitir informação sobre os locais na cidade em que ocorre diminuição da pressão de água e possível falta de abastecimento.

O Idec havia pedido à companhia o mapa de diminuição de pressão noturna de água em São Paulo, com base na Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito de acesso a dados públicos. A Sabesp deveria ter respondido em 20 dias, mas pediu mais 10 dias. O prazo final venceu na terça-feira, 14.

A empresa nega que haja racionamento e alega que a diminuição da pressão não traz consequências aos consumidores.

Segundo o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira, a divulgação do mapa contribuiria para sinalizar aos consumidores os locais onde a diminuição da pressão pode causar eventual falta de água.

"Sem essas informações, as pessoas estão entrando em pânico e fazendo o pior possível, que é armazenar água, muitas vezes de forma inadequada, e o que seria consumido em 1 mês acaba sendo consumido em 15 dias."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil