Brasil

Imprensa internacional repercute rejeição de habeas corpus de Lula

Ex-presidente Lula foi chamado de figura história por jornal italiano. Francês Le Monde diz que PT fica órfão sem seu "herói"

Lula: rejeição a habeas corpus por parte do STF foi notícia na imprensa internacional (Diego Var/Reuters)

Lula: rejeição a habeas corpus por parte do STF foi notícia na imprensa internacional (Diego Var/Reuters)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 5 de abril de 2018 às 09h11.

Última atualização em 5 de abril de 2018 às 10h00.

São Paulo – Um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, o assunto ganhou holofotes da imprensa internacional.

O assunto é manchete da versão impressa do jornal argentino Clarín nesta quinta-feira. “Corte do Brasil vota contra e Lula fica a um passo de ir à cadeia” é a chamada do jornal. O veículo é direto no texto: “Já podem ordenar sua prisão”.

O jornal argentino chama a atenção para a longa duração da sessão, com mais de 10 horas. O texto, completo e em espanhol, está no site do jornal.

O inglês The Guardian deu ares dramáticos ao julgamento de Lula. “[O julgamento] provavelmente termina com sua carreira política [de Lula] e aprofunda divisões no Brasil”, escreve o jornal. O texto lembra das conquistas sociais do governo Lula e afirma que muitos brasileiros sentem saudades do governo de Lula.

Já para o francês Le Monde, em um texto analítico, o episódio deixa o Partido dos Trabalhadores (PT) órfão de seu herói e chamou Lula de a “figura mais carismática” do partido.

O jornal italiano La Repubblica, que chama Lula de “uma figura histórica”, ressalta que o ex-presidente não deve ir à cadeia de imediato. O texto relembra que Lula ainda tem direito a recorrer no TRF-4.

Ontem, parte da imprensa internacional já repercutia o assunto. O jornal americano The New York Times havia chamado o julgamento de "teste de democracia". Já a agência de notícias Reuters afirmou que ricos tinham impunidade no Brasil. Veja mais sobre os textos de ontem.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil