Brasil

Informe mundial alerta para surto de febre amarela no Brasil

Organização Panamericana de Saúde afirma que a América Latina registra desde 2016 o maior número de casos da doença em décadas

Febre amarela: informe diz que é preciso o uso racional da vacina, diante da limitação na disponibilidade (André Borges/Agência Brasília/Divulgação)

Febre amarela: informe diz que é preciso o uso racional da vacina, diante da limitação na disponibilidade (André Borges/Agência Brasília/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 08h20.

Genebra - Informe divulgado neste fim de semana pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca o crescimento da febre amarela no Brasil, alerta para o risco de o surto no País se expandir e admite que há limitação de vacinas para toda a população.

A Opas afirma que a América Latina registra desde 2016 o maior número de casos da doença em décadas. "O aumento tem relação com um ecossistema favorável à disseminação do vírus e uma população não imunizada."

Mas, desde 13 de dezembro de 2017, apenas o Brasil teve novos casos. Segundo a Opas, foram 777 casos entre o segundo semestre de 2016 e junho de 2017, com 261 mortes.

Depois, porém, o País viveu uma fase de baixa transmissão. Recentemente, o número de macacos infectados surpreendeu.

O informe diz que é preciso o uso racional da vacina, diante da limitação na disponibilidade, e que 95% da população em áreas afetadas devem ser vacinadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:DoençasFebre amarelaOMS (Organização Mundial da Saúde)Saúde

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar