Brasil

Grande desafio do Novo PAC é avançar com as obras de estados e municípios, diz secretário

Em entrevista exclusiva ao programa ‘Macro em Pauta’, Maurício Muniz disse que o governo tem realizado reunião com os estados e municípios para avançar nas obras

Publicado em 22 de abril de 2025 às 12h10.

Última atualização em 22 de abril de 2025 às 12h35.

yt thumbnail

Maurício Muniz, secretário especial do Novo PAC da Casa Civil, afirmou nesta terça-feira, 22, que o grande desafio do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para os próximos meses será avançar com as obras de responsabilidade de estados e municípios.

"Mais do que grandes obras para serem entregues em 2025, temos um grande desafio para ter um grande volume de obras menores em execução", disse Muniz em entrevista ao programa Macro em Pauta da EXAME.

Hoje, 48,6%, ou 11.181 obras, estão em fase de ação preparatória — ou seja, em contratação, estudo, projeto de engenharia e/ou licenciamento ambiental. Dentre os projetos preparatórios, o secretário afirma que 47% estão na modalidade Novo PAC Seleções, cujas ações são de responsabilidade de estados e municípios.

Segundo ele, a maioria desses empreendimentos é de menor complexidade, entrou no PAC a partir do ano passado e representa um baixo percentual financeiro na comparação com o que já foi executado.

"Cerca de 11 mil obras não começaram, mas são obras menores. Uma UBS, creche, policlínica, CEU, executadas pelos municípios. E se olhamos para os valores, elas representam apenas 19% do total de R$ 1,7 trilhão", afirmou.

Muniz disse ainda que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem realizado reuniões com governadores e prefeitos para entender e dar condições para que as obras sejam iniciadas ainda neste ano.

"O ministro Rui Costa tem visitado cada estado, feito uma reunião de trabalho e olhado obra a obra. A ideia é entender se começou ou por que não começou, se está andando bem e quais são as dificuldades. Já fomos a sete estados e vamos continuar nessas agendas", afirmou.

Grandes entregas em 2025 e 2026

Perguntado sobre as perspectivas para os próximos meses, o secretário afirmou que o governo entregará grandes trechos rodoviários e obras de infraestrutura hídrica no Nordeste.

"A ideia do Novo PAC é ampliar a infraestrutura do país. O Brasil precisa de boa infraestrutura econômica para as empresas se instalarem e uma ótima infraestrutura social para atender a população", afirmou.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPAC – Programa de Aceleração do CrescimentoGoverno LulaMinistério da Casa Civil

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026