Brasil

Itamaraty entrega a autoridades italianas pedido de extradição de Carla Zambelli

Deputada licenciada foi condenada e dez anos de prisão e perda de mandato

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de junho de 2025 às 16h43.

Tudo sobreSupremo Tribunal Federal (STF)
Saiba mais

O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, entregou ao Ministério das Relações Exteriores da Itália o pedido de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli. Segundo interlocutores do Itamaraty, a solicitação foi encaminhada a Roma nesta quinta-feira, 12.

Na quarta-feira, o Ministério da Justiça enviou ao Itamaraty o pedido de extradição, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Agora, o governo italiano passa a analisar o caso, antes de tomar uma decisão. A área diplomática da Itália encaminhará o pedido ao Ministério da Justiça que, em seguida, o enviará para o Judiciário do país europeu, que tomará a decisão final.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada por unanimidade na Primeira Turma da Corte.

Incluída na lista de foragidos internacionais pela Interpol, Zambelli deu entrada na Itália com seu passaporte italiano, no último dia 5. Ela deixou o Brasil após a condenação.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)ItamaratyAlexandre de Moraes

Mais de Brasil

Brasil projeta receber recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Guia turístico lista cenários usados em produções brasileiras da Netflix

Enem 2026 pode ser aplicado em países do Mercosul, diz ministro

Enem: gabarito do 2º dia será divulgado até 1º de dezembro