Brasil

Itaporanga-SP decreta emergência por surto de dengue

Até a tarde, tinham sido confirmados 56 casos e mais de cem pessoas apresentavam sintomas da doença


	Mosquito da dengue Aedes aegypti: pelo menos dez pacientes com sintomas mais graves tiveram de ser internados
 (James Gathany/Wikimedia Commons)

Mosquito da dengue Aedes aegypti: pelo menos dez pacientes com sintomas mais graves tiveram de ser internados (James Gathany/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 20h43.

Sorocaba - A prefeitura de Itaporanga, cidade de 15 mil habitantes no sudoeste paulista, decretou estado de emergência nesta terça-feira, 20, em razão de um surto de dengue que atinge o município.

Até a tarde, tinham sido confirmados 56 casos e mais de cem pessoas apresentavam sintomas da doença. Os casos suspeitos eram encaminhados às unidades de saúde e ao hospital local para a coleta de material para exame.

Pelo menos dez pacientes com sintomas mais graves tiveram de ser internados. A prefeitura fez um apelo às pessoas com sintomas para não saírem de casa, a fim de não espalharem a doença.

De acordo com o serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os primeiros casos foram registrados no início de março e a doença se propagou.

O surto já é o maior registrado na cidade e famílias inteiras foram diagnosticadas com a doença. A maioria dos casos é autóctone, ou seja, o paciente contraiu o vírus da dengue na própria cidade.

Equipes da vigilância percorrem as ruas fazendo a nebulização com inseticida na tentativa de controlar o mosquito transmissor. Caminhões da prefeitura recolheram entulho para reduzir os criadouros.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasEpidemiasSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU