Brasil

Janot diz que, "em tese", Molina pode ser julgado no Brasil

O jurista Rodrigo Janot disse que o senador boliviano Roger Molina pode ser julgado no Brasil, caso processos contra o parlamentar sejam de crimes de corrupção


	Rodrigo Janot, procurador-geral da República: “eventualmente, ele [Molina] pode ser levado às barras da Justiça brasileira”, disse
 (Agência Brasil)

Rodrigo Janot, procurador-geral da República: “eventualmente, ele [Molina] pode ser levado às barras da Justiça brasileira”, disse (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 11h54.

Brasília – O senador boliviano, Roger Pinto Molina, pode ser julgado pela Justiça brasileira se os processos contra o parlamentar na Bolívia tratarem de crimes de corrupção. O jurista Rodrigo Janot disse que essa é uma avaliação “em tese”, já que o Brasil é signatário de tratados internacionais que preveem a punição de crimes de corrupção.

“Eventualmente, ele [Molina] pode ser levado às barras da Justiça brasileira”, disse, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que avalia sua indicação para o cargo de procurador-geral da República.

Janot acrescentou que não vê a possibilidade de extradição do político boliviano, neste momento, apesar de destacar que o asilo concedido a Molina não é permanente. Segundo o jurista, pelas regras internacionais, o Brasil não deveria “devolver” o senador ao país de origem “enquanto a pessoa estiver no status em que se encontra”.

O jurista mineiro, de 56 anos, foi indicado no último dia 17 de agosto pela presidenta Dilma Rousseff para chefiar o Ministério Público . Em nota, a presidenta destacou a competência de Janot e capacidade de conduzir o órgão “com independência, transparência e apego à Constituição”. Janot ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1984, ocupando o cargo de subprocurador em 2003.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaCorrupçãoEscândalosFraudesJustiça

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular