Brasil

João Paulo desiste de candidatura à prefeitura de Osasco

João Paulo foi condenado pela maioria dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2012 às 20h09.

Brasília - O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) aceitou na tarde desta quinta-feira renunciar à candidatura a prefeito de Osasco, na Grande São Paulo, e o anúncio deve ser feito na sexta, informaram fontes do PT à Reuters.

João Paulo foi condenado pela maioria dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro no julgamento da ação penal do chamando mensalão.

Apesar de, em tese, a decisão ser reversível caso os ministros mudem seus votos, as chances de que isso ocorra são muito baixas.

O deputado é acusado no processo de receber 50 mil reais das empresas de Marcos Valério, que tinha interesse em contratos com a Câmara dos Deputados, à época presidida por João Paulo.

O mensalão é um suposto esquema de desvio de dinheiro público para a compra de apoio parlamentar que se tornou a pior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesSupremo Tribunal Federal (STF)Mensalão

Mais de Brasil

Lula reconduz Gonet ao cargo de procurador-geral antes do julgamento de Bolsonaro

'Eu creio que esse compromisso vai ser honrado', diz Haddad sobre compensação da isenção do IR

Hugo Motta defende aprovação do projeto de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Previsão do tempo: São Paulo tem chuva fraca e tempo fechado nesta quarta-feira, 27