Brasil

Juiz da Zelotes vai relatar inquérito sobre Lula e Delcídio

O juiz Ricardo Soares Leite, primeiro magistrado a atuar na Zelotes, vai relatar o inquérito em que o ex-presidente Lula e o ex-senador Delcídio do Amaral


	Justiça: juiz Ricardo Leite foi alvo de uma ação de suspeição
 (Thinkstock)

Justiça: juiz Ricardo Leite foi alvo de uma ação de suspeição (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2016 às 22h56.

O juiz federal Ricardo Soares Leite, primeiro magistrado a atuar na Operação Zelotes, vai relatar o inquérito em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

No dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, nenhum dos envolvidos tem foro privilegiado na Corte.

Nas investigações da Zelotes, o juiz Ricardo Leite foi alvo de uma ação de suspeição, na qual o Ministério Público Federal (MPF) alegou que o magistrado teria prejudicado as investigações.

Durante a tramitação dos processos, Leite deixou o caso porque o juiz titular da 10ª Vara Federal, Vallisney de Souza Oliveira, retornou ao cargo. A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investigou compra de decisões junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Cerveró

Ao enviar a investigação para a Justiça Federal em Brasília, Zavascki divergiu da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a remessa da investigação para a 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz federal Sério Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância do Judiciário.

Além de Lula e Delcídio, o ex-controlador do banco BTG Pactual, André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, também são investigados no inquérito.

Acompanhe tudo sobre:Delcídio do AmaralJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro tenta interferir em ação penal da trama golpista

Irmã de Juliana Marins soube de resultado de nova autópsia pela imprensa

Cheias no Amazonas deixam municípios em estado de emergência

Reunião entre governo e Congresso retoma diálogo sobre IOF, mas é inconclusiva