Brasil

Juiz vê 'indícios' de ligação com Lira e manda para STF o caso dos kits de robótica

Juiz determina remessa dos autos para o STF devido a indícios da participação de Lira nos delitos investigados

O juiz federal envia investigação Hefesto que envolve aliados de Arthur Lira para o Supremo Tribunal Federal (Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)

O juiz federal envia investigação Hefesto que envolve aliados de Arthur Lira para o Supremo Tribunal Federal (Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de julho de 2023 às 16h59.

Última atualização em 6 de julho de 2023 às 17h04.

O juiz federal substituto Roney Raimundo Leão Otilio, da 2ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, determinou a remessa dos autos da investigação Hefesto, que mira aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O juiz justifica o envio declarando que a investigação da Polícia Federal encontrou "indícios da participação nos delitos ora investigados de um congressista" — no caso, o próprio Lira.

Operação Hefesto

Cabe ao STF, então, julgar infrações de membros do Congresso, por possuírem foro privilegiado. "Ademais, o próprio Procurador-Geral da República (Augusto Aras), conforme noticiado pelo MPF, avocou a atribuição para atuar no caso", alega, ainda, o juiz.

A Operação Hefesto visa aprofundar a investigação sobre um esquema de fraudes em licitações de 43 cidades de Alagoas e que Lira, a princípio, não era alvo da ação, mas ela envolve aliados próximos do presidente da Câmara. A PF afirma que houve direcionamento e superfaturamento de contratos para a compra de equipamentos de robótica para escolas públicas, custeados com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassado pelo governo federal. As fraudes teriam ocorrido entre 2019 e 2022.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Arthur Lira

Mais de Brasil

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado

No Rio, Lula tem 55,5% de desaprovação e 39,1% de aprovação, diz Futura

Petróleo da Margem Equatorial financiará desenvolvimento do Amapá, diz governador