Brasil

Justiça determina que Inep disponibilize redações do Enem

O Ministério Público Federal entrou com ação em caráter de urgência para garantir que redação do Enem 2012 e espelho da correção pudessem ser acessados pelos estudantes


	Estudantes fazem a prova do Enem: previsão do Inep era disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sisu
 (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Estudantes fazem a prova do Enem: previsão do Inep era disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sisu (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 20h02.

Brasília - A Justiça Federal no Ceará determinou hoje (3) que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize para os alunos que fizeram o Enem 2012 as provas de redação corrigidas e acompanhadas das justificativas da pontuação.

O Ministério Público Federal no Ceará e em Alagoas entraram com ação em caráter de urgência para garantir que a redação do Enem 2012 e o espelho da correção pudessem ser acessados pelos estudantes.

A previsão do Inep era disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O sistema usa a nota do Enem como critério para dar acesso às universidades.

Para o procurador da República Marcial Duarte Coêlho, a divulgação em fevereiro traria prejuízo aos estudantes, já que o período de inscrição Sisu vai de 7 a 11 de janeiro.

Ele pede que o Inep adie o prazo de abertura do Sisu, para que os alunos possam ter acesso às suas redações e os critérios que determinaram suas notas antes do início das inscrições.

As ações na Justiça foram provocadas por um documento assinado por oito mil estudantes de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital. O Ministério da Educação que vai recorrer da decisão da Justiça Federal no Ceará.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da EducaçãoMinistério Público

Mais de Brasil

São Paulo se despede do calor nesta quarta com chegada de frente fria

Após adiamento, Câmara deve votar hoje reajuste de servidores públicos federais

A nova era das GovTechs: quando o governo age antes do cidadão pedir

Cigarro é o produto mais contrabandeado do Brasil; prejuízo é de R$ 10,5 bilhões, diz associação