Brasil

Justiça determina que Sisu seja prorrogado no RJ

O Sisu usa a nota do Enem para selecionar estudantes para 83 mil vagas em instituições públicas de ensino superior

Fernando Haddad, ministro da Educação: Sisu está enfrentando uma série de problemas (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Fernando Haddad, ministro da Educação: Sisu está enfrentando uma série de problemas (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 09h58.

Rio de Janeiro - A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu ontem liminar que prorroga as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a próxima quarta-feira para candidatos do Estado. Na decisão, o juiz titular da 10ª Vara Federal, Alberto Nogueira Junior, citou o “retrospecto mais que desfavorável de atuação do Inep e do MEC” para justificar a sentença.

O Sisu usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para 83 mil vagas em instituições públicas de ensino superior, especialmente federais.

Segundo o juiz Nogueira Junior, o risco de “dano irreparável ou de muito difícil reparação que os estudantes podem vir a sofrer é inegável”. O magistrado ressaltou que os alunos “fizeram o que lhes cabia” e agora “veem-se diante de novas dificuldades para as quais não colaboraram”.

O Ministério Público deve entrar hoje com um pedido para que a liminar tenha validade em todo o País. O Ministério da Educação (MEC) afirmou, em nota, que estuda como cumprir a decisão judicial, diante de algumas dificuldades.

Segundo o texto, “o Sisu não consegue isolar apenas os estudantes daquele Estado (Rio). Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional”. A pasta também informou que o sistema seria encerrado normalmente às 23h59 de ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEducaçãoJustiçaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

PGR defende que Collor vá para prisão domiciliar

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi