Brasil

Justiça deve barrar Lula em disputa presidencial, prevê PT

O PT diz que a candidatura do ex-presidente é "irreversível", mas, na realidade, há a percepção de que a Justiça dificilmente permitirá que Lula concorra

Lula: Próximos ao ex-presidente sugerem que ele dedique o restante de 2017 para elaborar programa de governo (Leonardo Benassatto/Reuters)

Lula: Próximos ao ex-presidente sugerem que ele dedique o restante de 2017 para elaborar programa de governo (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de setembro de 2017 às 11h04.

Última atualização em 25 de setembro de 2017 às 10h19.

Brasília - Oficialmente o PT diz que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "irreversível" e "irrevogável". A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que, mesmo que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratifique a condenação, Lula pode recorrer às instâncias superiores. Na realidade, no entanto, a percepção de que a Justiça dificilmente permitirá que Lula concorra pela sexta vez à Presidência é cada vez maior.

Algumas semanas atrás, um colaborador próximo do ex-presidente chegou a sugerir que, diante da indefinição do cenário, Lula dedique o restante de 2017 para elaborar um bom programa de governo e deixe para o ano que vem a definição sobre o candidato.

O "conselheiro" ponderou outros fatores além do cerco fechado pela Lava Jato, como as incertezas sobre a reforma política e a judicialização da campanha. Mas, segundo pessoas próximas, a reação de Lula foi "extremamente negativa".

Na semana passada, em conversa com deputados estaduais do PT, o advogado Pedro Serrano, referência jurídica da esquerda, disse que, embora considere Lula inocente, acredita que o Judiciário sofre forte influência política e, portanto, a probabilidade maior é de que a condenação seja mantida. Mas também lembrou a possibilidade de recursos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaEleições 2018

Mais de Brasil

GRU Airport, responsável por Guarulhos, arremata 12 aeroportos regionais

Anvisa determina recolhimento de lotes do sabão Ypê após identificar contaminação

Congresso derruba parte dos vetos de Lula à Lei de licenciamento ambiental

Rio de Janeiro autoriza spray para autodefesa de mulheres; Confira regras para porte