Brasil

Lama de barragem da Samarco gerou prejuízo de R$ 1,2 bi

Só em danos às propriedades privadas foram 540 milhões de reais perdidos, de acordo com o levantamento do governo de MG

Destruição provocada pelo rompimento de barragens da Samarco em Mariana, MG: Vale tem 50 por cento da Samarco, em parceria com a BHP Billiton (Ricardo Moraes/Reuters)

Destruição provocada pelo rompimento de barragens da Samarco em Mariana, MG: Vale tem 50 por cento da Samarco, em parceria com a BHP Billiton (Ricardo Moraes/Reuters)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 às 19h15.

São Paulo – Segundo cálculo do governo de Minas Gerais, a lama despejada no ambiente após o rompimento da barragem do Fundão, da Samarco, no município de Mariana (MG), rendeu um prejuízo de 1,2 bilhão de reais em danos materiais para 35 municípios mineiros afetados pelo acidente.

O valor consta em relatório divulgado nesta quinta-feira. O cálculo não leva em conta, contudo, o impacto ambiental do acidente ou as indenizações às famílias das vítimas. 

No total, segundo o estudo, mais de 320 mil moradores foram prejudicados pelo acidente seja por propriedades ou bens destruídos e pela interrupção no abastecimento de água.

Só em danos às propriedades privadas foram 540 milhões de reais perdidos, de acordo com o levantamento. Já os prejuízos em infraestrutura superam o meio bilhão de reais.

O governo de Minas Gerais estima que gastou 12 milhões de reais com o desastre, enquanto os municípios perderam 145 milhões de reais. 

O cálculo e a proposta de revitalização dos municípios e da Bacia do Rio Doce podem integrar a ação judicial coletiva contra a Samarco e suas controladoras, Vale e BHP, que prevê indenização de 20 bilhões de reais. 

O rompimento da barragem da Samarco em 5 de novembro do ano passado deixou 19 pessoas mortas. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoIndústriaMariana (MG)SamarcoBHP Billiton

Mais de Brasil

Polarização envenena e sabota discussão sobre segurança, diz ex-ministro

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão