Brasil

Linha 4 do metrô do Rio tem 90% das obras concluídas

As obras começaram há seis anos e, segundo o governo, a linha, que tem 16 quilômetros de extensão, começa a funcionar a partir de julho deste ano


	Metrô: a linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016
 (Tasso Marcelo/AFP)

Metrô: a linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016 (Tasso Marcelo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2016 às 10h01.

As obras da Linha 4 do metrô do Rio chegaram a 90% de conclusão, informou hoje (15) a Secretaria Estadual de Transportes.

As obras começaram há seis anos e, segundo o governo, a linha, que tem 16 quilômetros de extensão, começa a funcionar a partir de julho deste ano, antes dos Jogos Olímpicos.

“Esta é uma importante etapa da obra, onde estão sendo lançados na Ponte Estaiada os cabos de sinalização, responsáveis por transmitir para o centro de controle operacional do metrô as informações sobre a circulação dos trens no trecho oeste” disse o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

A instalação do sistema de sinalização na Ponte Estaiada da Linha 4 pelo MetrôBarra começou na semana passada, após finalização da colocação dos trilhos na via permanente.

A linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016.

No fim de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes demonstrou preocupação com o atraso das obras e anunciou que estudava plano de contingência para o período das competições em agosto.

A alternativa seria a utilização do BRT, que seguiria com corredores exclusivos para ônibus até a zona sul.

Em fevereiro, o então secretário Carlos Roberto Osório declarou que os testes com trens seriam feitos a partir de março, entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

A estimativa do governo é de que cerca de 300 mil pessoas passem diariamente pelas cinco estações da Linha 4: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

O novo trajeto do metrô deve tirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.

Com a linha, o percurso estimado da Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul, é de 13 minutos e da Barra ao centro, de 34 minutos.

Atualmente, uma viagem da Barra à zona sul leva, em média, uma hora e até o centro, duas horas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais