Brasil

Lira confirma que apoia Hugo Motta para presidência da Câmara, diz líder do PT

Arthur Lira manifesta apoio ao nome de Hugo Motta (Republicanos) para sucedê-lo na presidência da Câmara, em acordo com líderes de outros partidos

Arthur Lira: presidente da Câmara e líderes partidários apoiam Hugo Motta para sucessão da cadeira (Mário Agra / Câmara dos Deputados/Divulgação)

Arthur Lira: presidente da Câmara e líderes partidários apoiam Hugo Motta para sucessão da cadeira (Mário Agra / Câmara dos Deputados/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 16h23.

Última atualização em 11 de setembro de 2024 às 20h04.

Tudo sobreArthur Lira
Saiba mais

O líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), declarou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para a chefia da Casa. Os três se reuniram na tarde desta quarta-feira com outros líderes de partidos com bancadas representativas, como Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Segundo Odair Cunha, Lira declarou que "apoia o nome de Hugo Motta para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na Casa". O líder petista afirmou ainda que irá "submeter o nome de Hugo Motta ao conjunto de parlamentares da Bancada do PT para que seja avaliado no processo de sucessão".

Apoios e articulações em torno de Hugo Motta

O encontro sinaliza o arco de alianças em torno de Hugo Motta e ocorre após articulações envolvendo uma possível aliança entre os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Na reunião, que celebrou o aniversário de Motta, os candidatos do União Brasil e do PSD não estiveram presentes.

Motta entrou na disputa após o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), se retirar. Desde o início, ele foi visto como favorito por reunir apoios de Lira, do governo e da oposição. Na última semana, o líder do Republicanos foi recebido tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro quanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Disputa entre governo e oposição

Em nota, Odair Cunha enfatizou que "não cabe debater a questão governo versus oposição", mas sim garantir a escolha de um nome que assegure o "funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo".

O presidente Lula deve se encontrar com Elmar Nascimento para discutir o cenário da disputa. Apesar das articulações, Elmar reiterou sua candidatura em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e criticou o apoio de Lira a Motta.

Apoios e desafios para Hugo Motta

Embora ligado ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), Hugo Motta tem recebido apoio de aliados do governo, que veem nele um perfil mais previsível do que o de Elmar, que possui um histórico de conflitos com o PT.

Apoios do MDB ao Republicanos são considerados prováveis, já que o ministro dos Transportes, Renan Filho, é próximo de Motta desde a época em que ambos eram colegas de bancada no MDB.

Acompanhe tudo sobre:Arthur LiraLuiz Inácio Lula da SilvaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil