Brasil

Luiz Henrique lança candidatura à presidência do Senado

O senador Luiz Henrique da Silveira lançou sua candidatura à presidência do Senado, no que seria uma possível disputa dentro do PMDB pelo comando da Casa


	Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC): o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se lançar à reeleição
 (Agência Brasil)

Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC): o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se lançar à reeleição (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 19h57.

São Paulo - O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) lançou nesta terça-feira sua candidatura à presidência do Senado no que sinaliza uma possível disputa dentro do PMDB pelo comando da Casa, já que o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se lançar à reeleição.

Apoiado por peemedebistas independentes, como o senador Ricardo Ferraço (ES), e pelo DEM, Luiz Henrique afirmou que sua candidatura não é de oposição, mas de renovação do Senado e disse que conversará com Renan sobre o assunto.

"Vou pedir para ele votar em mim", brincou o senador catarinense em conversa com jornalistas, de acordo com a assessoria de Ferraço, que acompanhou o encontro.

"Não é uma candidatura de oposição, é uma candidatura de transformação", reiterou Ferraço, que chegou a ter o nome ventilado para concorrer à presidência do Senado.

Renan ainda não anunciou sua candidatura para a eleição, que acontece no domingo.

O anúncio de Luiz Henrique foi feito após ele se reunir com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em busa do apoio dos socialistas à sua candidatura. Ele deve se reunir na noite desta terça com membros do PSDB também em busca de apoio dos tucanos.

Outro partido de oposição, o DEM, já fechou apoio ao senador catarinese, segundo o líder do partido no Senado, Agripino Maia (RN).

"Eu estive reunido com ele (Luiz Henrique). O Democratas apoia a candidatura dele. A candidatura dele é a candidatura de todos os partidos com assento na Casa", disse Agripino à Reuters por telefone.

"Luiz Henrique representa a independência do Legislativo", acrescentou.

Uma candidatura alternativa à de Renan saída de um partido da base era um desejo dos partidos de oposição, e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), participou das articulações se reunindo inclusive com Ferraço, que coordenou sua campanha à Presidência da República no ano passado.

Renan deve lançar seu nome para mais um biênio no comando do Senado e deve contar com o apoio do PT.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU