Brasil

Lula adianta ida a China e desembarca em Xangai no dia 12 de abril

Depois de Xangai, Lula embarca a Pequim para a reunião com o presidente chinês, Xi Jinping

Xi e Lula: líderes vão se encontrar durante a viagem do presidente brasileiro. (Kevin Frayer/Getty Images/Ricardo Stucker/Flickr)

Xi e Lula: líderes vão se encontrar durante a viagem do presidente brasileiro. (Kevin Frayer/Getty Images/Ricardo Stucker/Flickr)

Publicado em 1 de abril de 2023 às 11h27.

Última atualização em 1 de abril de 2023 às 19h22.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começará por Xangai a sua missão oficial à China, conforme informação do Itamaraty. A agenda na China, remarcada por conta do quadro de pneumonia que impediu Lula de viajar ao país no último sábado, está programada agora para acontecer entre os dias 12 e 15 de abril.

A data foi retificada pela chancelaria na noite de sábado, 1º. Antes, a ida de Lula estava prevista em 10 de abril.

Depois de Xangai, onde deve participar da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como banco dos Brics, Lula embarca a Pequim para a reunião com o presidente chinês, Xi Jinping. A expectativa é de que pelo menos 20 acordos de cooperação sejam assinados entre os países na visita de Estado.

Delegação na China

Ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estavam em Pequim no aguardo do presidente na última semana. Eles participavam de eventos do setor e reuniões de trabalho e institucionais com autoridades do governo chinês. Outros empresários, de áreas como indústrias e comércio, desembarcaram no sábado, 25.

Sem Lula, os empresários mantiveram agendas privadas e paralela na China. Além de compromissos com o presidente, eles ttinham reuniões com representantes de seus respectivos segmentos e fóruns promovidos pela Apex e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaChina

Mais de Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico