Brasil

Lula agradece Maia e outros parlamentares por atuação contra transferência

Na semana passada, parlamentares de diversas bancadas se mobilizaram para evitar a transferência do ex-presidente a um presídio comum, em Tremembé

Lula: petista afirmou que assistiu a "uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado democrático de Direito” (Victor Moriyama / Stringer,/Getty Images)

Lula: petista afirmou que assistiu a "uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado democrático de Direito” (Victor Moriyama / Stringer,/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 10h15.

Última atualização em 14 de agosto de 2019 às 12h02.

São Paulo — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e os mais de 70 parlamentares que foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada manifestar posição contrária a sua transferência para o presídio de Tremembé.

Por carta, o petista afirmou que assistiu a "uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado democrático de Direito”. A mensagem foi entregue a Maia pela bancada do PT na Câmara.

No último dia 07, parlamentares de partidos de centro, centro-direita e de oposição se mobilizaram para que o STF derrubasse a autorização da juíza federal Carolina Lebbos que autorizou a transferência de Lula de Curitiba para um presídio comum em São Paulo. Apesar da tentativa, o STF vetou, por 10 votos a 1, a mudança.

Após o anúncio de que Lula seria transferido para o presídio dos "famosos", onde estão detidos figuras conhecidas do público, como Alexandre Nardoni, Cristian CravinhosMizael Bispo, o presidente da Câmara disse que a determinação era uma “decisão extemporânea”.

Ele, ainda, se colocou à disposição da bancada do PT na Casa para que “o direito do ex-presidente seja garantido”. “De fato, não é uma decisão simples, é uma decisão extemporânea. Aquilo que a presidência da Câmara puder acompanhar com a bancada do PT, estamos à disposição para que o direito do ex-presidente seja garantido”, disse na ocasião.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)Rodrigo Maia

Mais de Brasil

Brasil cria 147 mil vagas de emprego em agosto, mas desaceleração preocupa

Intoxicação por metanol: veja o que sabe até agora sobre casos em SP

Aeroporto Santos Dumont é fechado para pousos e decolagens por óleo na pista

Ficha Limpa: veto de Lula soma à lista de 141 vetos feitos desde 2023