Brasil

Lula aumenta liderança para disputa em 2018, diz pesquisa

Sondagem realizada pelo DataPoder 360 mostra Lula com 32% das intenções de voto do eleitorado - o deputado Jair Bolsonaro aparece com 25%

Luiz Inácio Lula da Silva: segundo Caiado, o Brasil precisa ver o Estado como um "grande gestor na distribuição de dinheiro" (Nacho Doce/Reuters)

Luiz Inácio Lula da Silva: segundo Caiado, o Brasil precisa ver o Estado como um "grande gestor na distribuição de dinheiro" (Nacho Doce/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 10h17.

Última atualização em 17 de agosto de 2017 às 12h59.

São Paulo – Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria 32% das intenções de voto e certamente iria para o 2º turno.

É o que mostra a pesquisa do DataPoder 360 realizada entre os dias 12 a 14 de agosto com 2.088 pessoas em 197 cidades brasileiras. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a sondagem, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar com 25% das intenções de voto e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em terceiro, com 4%.

A soma de brancos, nulos ou indecisos dispara e chega a 33%.

Vale lembrar que na última pesquisa realizada pelo DataPoder 360, dias antes de o juiz Sergio Moro ter condenado o ex-presidente a 9 anos e seis meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, Lula tinha 26% das intenções de voto.

Outros cenários

No segundo cenário analisado, sem Lula na disputa, Bolsonaro (PSC) lidera isolado com 27% contra 9% de Alckmin (PSDB) e 8% de Ciro Gomes (PDT). A ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece em quarto lugar, com 8%, e o ex-prefeito de São Paulo em último, com apenas 3% das intenções de voto.

Os votos brancos, nulos ou indecisos somaram 45%.

Em um terceiro cenário, que teria o prefeito de São Paulo, João Doria, como candidato do PSDB, Bolsonaro fica estável com 25%. Na sequência, o tucano aparece em segundo lugar, com 12%, e Ciro Gomes em terceiro, com 9%. O percentual de votos brancos, nulos ou indecisos é de 44%.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaLuiz Inácio Lula da SilvaJair BolsonaroEleições 2018

Mais de Brasil

De tadala natural à creatina: Anvisa proíbe 32 suplementos alimentares; veja lista completa

Gleisi Hoffmann reúne ministros para discutir estratégias contra projeto de anistia

STF retoma julgamento da trama golpista com expectativa de votos divergentes entre ministros

STF mantém alto nível de segurança para julgamento da trama golpista envolvendo Bolsonaro