Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 29 de março de 2025 às 09h10.
O levantamento do instituto de pesquisa Gerp, divulgado neste sábado, 29, simulou diversos cenários para a eleição presidencial de 2026. Os dados indicam que, se o pleito fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria dois dos três cenários de primeiro turno em que o seu nome foi testado.
O petista aparece na dianteira em disputas nas quais os seus principais opositores são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Lula tem melhor desempenho no cenário contra Tarcísio, com 29% das intenções de votos contra 18% do governador. Em uma eventual disputa do petista e Eduardo, o deputado tem 19% contra 24% de Lula.
Em uma simulação que o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível até 2030, Lula aparece com 26% contra 41% do ex-presidente. Nos outros três cenários em que Lula não aparece como candidato, Tarcísio, Bolsonaro e Eduardo lideram as intenções de voto.
O influenciador Pablo Marçal, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes também foram testados, os governadores Romeu Zema, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado.
O cantor Gusttavo Lima, que afirmou que não tem mais interesse em se candidatar, deixou as simulações. A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, que aparecia em um dos cenários da pesquisa de fevereiro, não foi testada neste mês pelo instituto.
O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 27 de março de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.