Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 22 de abril de 2025 às 18h04.
Última atualização em 22 de abril de 2025 às 18h29.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera dois dos quatro cenários de primeiro turno em que seu nome é testado, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 22.
Nos outros cenários, o petista fica tecnicamente empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e é superado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Esta é a terceira pesquisa do instituto que simula diversos cenários para a eleição presidencial de 2026.
Os dados indicam que, se o pleito fosse hoje, Lula, Bolsonaro, Michelle, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-governador Ciro Gomes e o governador do Paraná, Ratinho Jr. figurariam entre os nomes mais competitivos.
No cenário 1, Lula tem 33,3% das intenções de voto ante 38,5% do ex-presidente, os dois candidatos melhor posicionados. Inelegível até 2030, Bolsonaro não poderá disputar a próxima eleição. Por isso, seu nome foi testado em apenas um cenário.
Nas outras simulações, Lula aparece empatado contra Michelle Bolsonaro. Contra Tarcísio de Freitas e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o petista lidera. Ciro Gomes aparece em terceiro em todas as simulações com percentuais que variam de 9,7% a 14,2%.
Nomes como Ronaldo Caiado e Helder Barbalho também foram testados na pesquisa, mas nenhum deles liderou ou ficou na segunda posição nos cenários testados. Na maioria das simulações, não ultrapassaram dois dígitos de intenção de voto.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2020 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal, abrangendo 160 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95%.
Nas projeções para o segundo turno, Bolsonaro aparece à frente de Lula, com 46% contra 40,4% do petista. Contra Michelle, Lula registra 41%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 45%. Em uma eventual disputa com o governador de São Paulo, o presidente alcança 40,6% contra 43,4%.
Cenário 1:
Cenário 2:
Cenário 3:
Cenário 4:
Cenário 5:
Cenário 6:
Cenário 7: