Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 28 de abril de 2025 às 16h37.
O levantamento Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta segunda-feira, 28, simulou diversos cenários para a eleição presidencial de 2026.
Os dados mostram que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria em todos os cenários de primeiro turno. Nas simulações de segundo turno, aparece na frente em cinco e tecnicamente empatado em outras duas disputas.
No primeiro cenário, Lula tem 42,8% das intenções de voto contra 34,3% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o segundo nome mais bem colocado. Na sequência, brancos e nulos são 8%. Os demais nomes não passam de 5% cada.
Em uma segunda simulação, o petista tem 43,3% contra 31,3% da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL). Nesse cenário, os demais nomes também não passam de 6% cada.
Em uma eventual disputa sem Lula, Tarcísio lidera com 35% contra 32,3% do ministro da Fazenda Fernando Haddad. Nesse cenário, brancos e nulos são 12,5%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,4%.
O estudo incluiu os governadores Ronaldo Caiado (União), Eduardo Leite (PSDB), Romeu Zema (Novo), Ratinho Jr. (PSB), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB). Nenhum dos outros nomes conseguiu alcançar mais de 5% das intenções de voto no primeiro turno.
Em cenários de segundo turno, Lula aparece à frente de cinco dos sete adversários testados. A maior vantagem para Lula ocorre em um confronto com Ratinho Jr., onde o presidente alcança 47,2%, enquanto o governador do Paraná registra 34,9%.
Outro cenário favorável para o petista é contra Eduardo Leite, com o presidente alcançando 45,3%, enquanto o governador do Rio Grande do Sul fica com 30,5%. Contra Ronaldo Caiado, o presidente registra 45%, enquanto o governador de Goiás alcança 36,3%.
Porém, no cenário com Tarcísio de Freitas, ambos estão empatados com 46,7% cada. O mesmo ocorre no confronto com Michele Bolsonaro, onde Lula tem 46,6% e Michele alcança 46,1%, configurando um empate técnico.
Na reedição do segundo turno de 2025, Lula aparece com 48,5% contra 46,4% do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Tarcísio de Freitas x Lula
Eduardo Leite x Lula
Ronaldo Caiado x Lula
Romeu Zema x Lula
Ratinho Jr. x Lula
Michele Bolsonaro x Lula
Jair Bolsonaro x Lula