Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro bilateral com a Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Honduras. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 23 de julho de 2025 às 21h00.
Última atualização em 23 de julho de 2025 às 21h07.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira, 23 de julho, para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, segundo comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto. A conversa entre os dois chefes de Estado ocorre em meio a imposição de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos aos dois países
Durante a conversa, Lula ressaltou a importância de aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, principalmente diante do atual momento de incertezas.
Os presidentes também acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin visitará o México, em 27 e 28 de agosto, acompanhado de delegação empresarial e de outros ministros brasileiros.
Como resultado da visita, Lula propôs o início de negociações para ampliar o acordo comercial Brasil-México, que favoreça a expansão do fluxo comercial entre os dois países.
A presidenta Claudia e o presidente Lula destacaram os setores da indústria farmacêutica, agropecuária, de etanol, biodiesel, aeroespacial, bem como de inovação e educação como áreas estratégicas na relação bilateral.