Brasil

Lula deve ir para Honduras semana que vem, para participar de reunião com líderes da América Latina

Defesa da democracia é um pontos a serem levantados pelo presidente brasileiro no evento

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 31 de março de 2025 às 18h00.

Última atualização em 31 de março de 2025 às 18h00.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

Depois de passar oito dias em viagem ao Japão e ao Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará Honduras, onde participará, no próximo dia 9 de abril, de uma cúpula de presidentes da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Segundo interlocutores, a defesa da democracia, a integração ente os países da região e o combate ao aquecimento global serão os principais pontos a serem levados por Lula ao evento.

A Celac, composta por 33 países da região, tem como pauta a integração regional e a solução de problemas comuns a todos os membros. O Brasil chegou a se desligar da comunidade pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O forte viés de esquerda entre os principais integrantes da Celac, incluindo a participação de Cuba, foi a justificativa dada pelo governo Bolsonaro para a saída.

A reunião de chefes de Estado será precedida, no dia 8 de abril, por um encontro de chanceleres da região. Entre os temas a serem tratados, estão desde a integração física entre os países que integram o bloco, como transportes e energia, até a política protecionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nas visitas que fez ao Japão e ao Vietnã, Lula afirmou às autoridades dos dois países que é urgente o enfrentamento da crise climática. O balanço da viagem à Ásia foi considerado positivo pelo governo brasileiro, por ter sido aberta a possibilidade de novos negócios com esses países, com destaque para a venda de carnes.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaHondurasJapãoVietnã

Mais de Brasil

Câmara do Rio aprova o armamento da Guarda Municipal em 1º debate; decisão será daqui a dez dias

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo