Brasil

Lula diz que vai vetar projeto de royalties do petróleo

Presidente anunciou que vai vetar projeto aprovado no Congresso e vai enviar medida provisória que mantém receitas dos estados produtores

Lula defendeu que os estados produtores não devem perder verbas com a nova distribuição (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Lula defendeu que os estados produtores não devem perder verbas com a nova distribuição (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 13h05.

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (7) que vetará o projeto de lei que distribui os royalties de petróleo de campos já licitados entre todos os estados e municípios, e não apenas entre os produtores. Segundo Lula, a medida provisória original, que define a redistribuição dos royalties apenas para campos do pré-sal ainda não licitados, será reenviada ao Congresso Nacional.

De acordo com presidente, o projeto aprovado no Congresso é diferente daquele que foi acertado em acordo com governadores e lideranças parlamentares. “Eu pretendo, ao receber a proposta do Congresso, vetar e colocar a medida provisória que foi a razão do acordo para que eles votem, no próximo ano, no Congresso Nacional.”

Lula disse que o pré-sal tem recursos suficientes para garantir que estados produtores, como São Paulo, Espírito Santo e o Rio de Janeiro, não tenham prejuízo e ainda seja possível dividir parte da receita com outras unidades federativas.

“Só temos que torcer pelo seguinte: que a Petrobras tenha toda a sorte do mundo de tirar todo o pré-sal e a gente tenha governantes que distribuam de forma justa todas as riquezas do pré-sal. Se isso for feito, tenho certeza de que nós estaremos vivendo muito melhor”, acrescentou o presidente.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPetróleoPolíticaEnergiaLuiz Inácio Lula da SilvaCongressoPré-sal

Mais de Brasil

Em meio à indefinição sobre data, Motta diz que há compromisso com votação da isenção do IR

Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento em hospital

Barroso afirma que julgamento de Bolsonaro no STF ocorre 'à luz do dia' e será decidido por provas

Rui Costa critica apoio a Bolsonaro no 7 de setembro e tarifas dos EUA a produtos brasileiros