Brasil

Lula faz primeira reunião ministerial nesta sexta-feira

O objetivo de Lula é alinhar o discurso com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes

Lula e ministros na posse (Ricardo Stuckert/PT/Divulgação)

Lula e ministros na posse (Ricardo Stuckert/PT/Divulgação)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 06h00.

Acontece nesta sexta-feira, 6, a primeira reunião ministerial do novo governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discutir com os ministros a primeira semana de gestão e as medidas que serão tomadas por cada pasta. A informação é do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O objetivo de Lula com a reunião, marcada para a sexta-feira, 6, às 9h30 no Palácio do Planalto, será alinhar o discurso com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes. Na terça-feira, 3, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que iria revisar o que chamou de "antirreforma" da Previdência, aprovada em 2019.

O discurso foi mal recebido pelo mercado, com impactos nos principais ativos. Mais cedo, ao Broadcast Político sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que haja qualquer discussão no Executivo sobre revisar a reforma da Previdência.

De acordo com Padilha, a reunião é um "grande passo de início de governo". "Para fazermos avaliação da composição, como estão o início das ações do governo, como se constrói uma boa relação federativa", disse o ministro, em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa.

"Vamos conversar um pouco sobre medidas que cada ministério está analisando a partir dos 100 dias, dos relatórios trazidos pelo GT de transição", disse Padilha. Haverá uma apresentação geral a ser feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo "gerenciamento" do governo.

(Com informações de Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM:

Líderes e Padilha tentam encontrar estratégia para engrossar base de Lula no Congresso

Paulo Pimenta promete combater desinformação e amplo debate sobre papel da EBC

Acompanhe tudo sobre:Governo Lula

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU