Brasil

Lula nomeia Esther Dweck como ministra interina dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Ela vai acumular cargo com chefia da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Brasília,  10/01/2024 – A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do programa Brasil em Dia. Foto Valter Campanato/Agência Brasil. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília, 10/01/2024 – A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do programa Brasil em Dia. Foto Valter Campanato/Agência Brasil. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 21h36.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente Lula nomeou a ministra da Gestão, Esther Dweck, para exercer interinamente o cargo de ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, de acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Ela vai acumular temporariamente a função com a de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos até a definição de um novo titular para o MDHC.

Silvio Almeida foi demitido do cargo após divulgação de que ONG Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra ele. Silvio Almeida nega que tenha praticado qualquer assédio e recorreu à Justiça para que o assunto fosse investigado.

Esther participou de reuniões ao longo desta sexta-feira, nas quais o governo Lula discutiu a situação de Silvio Almeida.

A colega Anielle Franco (Igualdade Racial) afirmou que "não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência". Anielle relatou episódio de assédio praticado por Almeida a ministros nesta sexta-feira, antes da demissão do presidente. Em nota divulgada nas redes sociais, Anielle pediu respeito à privacidade neste momento, mas ressaltou a "ação contundente" de Lula pelo desfecho rápido.

À noite, Almeida divulgou nota na qual afirma que pediu para Lula o demitir. Segundo ele, essa será uma "oportunidade" para que possa provar sua inocência.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaEsther Dweck

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil