Brasil

Lula parabeniza primeiro-ministro canadense por vitória nas eleições

Presidente reforça interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá

No X nesta quarta, o brasileiro afirmou que Brasil e Canadá vão "trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais (Evaristo Sá/AFP)

No X nesta quarta, o brasileiro afirmou que Brasil e Canadá vão "trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais (Evaristo Sá/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de abril de 2025 às 12h14.

O presidente Luiz Inácio Lula das Silva parabenizou o primeiro-ministro canadense Mark Carney pela vitória do Partido Liberal na eleição do Canadá, o que garante a ele a manutenção no cargo.

No X nesta terça, o brasileiro afirmou que Brasil e Canadá vão "trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais" e das "democracias".

Lula reforçou o interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá, para "diversificar e expandir o intercâmbio".

Segundo o presidente, dois pontos que terão cooperação fortalecida entre os dois países são a proteção dos direitos humanos e o combate às mudanças climáticas.

A vitória de Carney foi vista como uma grande derrota para o líder conservador Pierre Poilievre, cuja campanha teve foco em consertar um país "quebrado" pelos liberais.

No discurso de vitória, o liberal afirmou que o Canadá "jamais" irá ceder ao presidente americano, Donald Trump, que, segundo o canadense “está tentando quebrar” o Canadá.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaCanadáEleiçõesGoverno Lula

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul