Brasil

Lula presta depoimento amanhã em ação contra Gleisi e seu marido

O depoimento de Lula ocorrerá na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT

Lula e Gleisi: Lula prestará depoimento às 9h da manhã, na Segunda Vara Criminal Federal de São Paulo (Nacho Doce/Reuters)

Lula e Gleisi: Lula prestará depoimento às 9h da manhã, na Segunda Vara Criminal Federal de São Paulo (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de julho de 2017 às 22h12.

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai prestar depoimento como testemunha nesta sexta-feira, 7, em São Paulo, em uma ação penal no âmbito da Operação Lava Jato contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

O depoimento de Lula ocorrerá na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT.

Em discurso na última quarta-feira, 5, em Brasília, Lula disse que Gleisi será "uma grata e extraordinária surpresa para o nosso partido" e prometeu apoiar a senadora no exercício da presidência do PT.

Lula prestará depoimento às 9h da manhã, na Segunda Vara Criminal Federal de São Paulo, a um juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, relator do processo que apura a suposta destinação de R$ 1 milhão de origem ilegal para a campanha de Gleisi ao Senado Federal em 2010 - o dinheiro teria origem em irregularidades em contratos da Petrobras. Gleisi e Paulo Bernardo negam a acusação.

Em setembro do ano passado, a Segunda Turma do STF decidiu aceitar por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Gleisi e Paulo Bernardo, que se tornaram réus na Operação Lava Jato.

À época, as defesas de Gleisi e Paulo Bernardo alegaram que a PGR se baseou exclusivamente nas delações premiadas do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef para apresentar a denúncia.

Acompanhe tudo sobre:Gleisi HoffmannLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPaulo Bernardo

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil