Brasil

Lula recebe títulos de doutor honoris causa no Rio

Bem-humorado e demonstrando disposição, o ex-presidente destacou a importância da educação para o País e citou feitos de seu governo

Entre as realizações do seu governo, o ex-presidente citou a criação do Universidade Para Todos, programa de concessão de bolsas para estudantes de baixa renda (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Entre as realizações do seu governo, o ex-presidente citou a criação do Universidade Para Todos, programa de concessão de bolsas para estudantes de baixa renda (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h43.

Rio de Janeiro - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em tom emotivo nesta sexta-feira durante a cerimônia em que recebeu títulos de doutor honoris causa de cinco universidades do Estado do Rio. Ele começou pedindo desculpas por falar sentado e sem improviso, ao contrário do que costuma fazer, justificando que ainda está em processo de recuperação após o tratamento do câncer na laringe.

Bem-humorado e demonstrando disposição, o ex-presidente destacou a importância da educação para o País e citou feitos de seu governo. "A educação é o alicerce sobre o qual se constrói a igualdade social. Sempre insisti que o dinheiro público aplicado em educação é investimento e não gasto, pois ajuda a construir um futuro mais digno para as pessoas e para o País", afirmou. Lula lembrou que ele e o ex-vice-presidente José Alencar foram as primeiras pessoas a chegar à Presidência da República sem ter um diploma de cursos superior. "Parecíamos que tínhamos (um título universitário), mas não tínhamos", brincou, arrancando risos do público.

Entre as realizações do seu governo, o ex-presidente citou a criação do Universidade Para Todos, programa de concessão de bolsas para estudantes de baixa renda em instituições privadas, a criação de novas universidades federais e a redução da pobreza no País. Sentado ao lado da presidente Dilma Rousseff, Lula lembrou a participação dela em seu governo como ministra chefe da Casa Civil, Pasta na qual gerenciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes, quando Lula foi chamado à mesa e foi ovacionado pelo público, a presidente Dilma não conteve as lágrimas. O ex-presidente recebeu títulos de doutor honoris causa das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), do Estado do Rio (UniRio), Rural do Rio (UFRRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em solenidade no Teatro João Caetano, no Rio.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU