Brasil

Lula recebeu muitos favores de construtoras, diz procurador

As empresas são Odebrecht, OAS, Camargo Correa, Queiroz Galvao, Andrade Gutierrez e UTC


	Lava Jato: "Os favores são muitos e difíceis de quantificar. É mais fácil quantificar as obras no triplex e as obras no sítio"
 (Ricardo Moraes / Reuters)

Lava Jato: "Os favores são muitos e difíceis de quantificar. É mais fácil quantificar as obras no triplex e as obras no sítio" (Ricardo Moraes / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2016 às 14h02.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu "muitos favores" de grandes construtoras acusadas de corrupção na Petrobras, disse nesta sexta-feira a jornalistas o procurador responsável pela investigação.

"Aproximadamente 30 milhões de reais entre palestras e doações foram colocados por grandes construtoras a disposição" de Lula, disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima em uma coletiva de imprensa em Curitiba.

"Os favores são muitos e difíceis de quantificar. É mais fácil quantificar as obras no triplex e as obras no sítio", em referência às duas propriedades que o Ministério Público suspeita que foram pagas por construtoras em benefício de Lula, acrescentou.

A residência de Lula em São Paulo foi alvo de buscas nesta sexta-feira pela polícia e o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal para depor em sua sede do aeroporto de Congonhas no âmbito da investigação de fraude na Petrobras.

A notícia mobilizou partidários e opositores do ex-presidente até o terminal.

"Estamos analisando evidências de que o ex-presidente e sua família receberam vantagens para consecução de atos dentro do governo. Ainda é uma hipótese investigativa", disse Lima.

O procurador afirmou que as grandes construtoras envolvidas no escândalo da Petrobras fizeram 60% das doações recebidas pelo Instituto Lula do ex-presidente, de um valor total de 20 milhões de reais entre 2011 e 2014.

Seis construtoras fizeram pagamentos de 10 milhões de reais que representam 47% das receitas da empresa LILS Palestras de Lula.

As empresas são Odebrecht, OAS, Camargo Correa, Queiroz Galvao, Andrade Gutierrez e UTC.

"Não há ninguém isento de investigação no país (...) Lula não tem foro privilegiado", afirmou Lima.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústria do petróleoLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU