Brasil

Lula tem leve aumento na aprovação, mas desaprovação ainda é de 59%, diz pesquisa

A popularidade de Lula recuou do pior patamar da série histórica da pesquisa, registrado no último mês

Lula: avaliação apresenta estabilidade no mês junho (AFP Photo)

Lula: avaliação apresenta estabilidade no mês junho (AFP Photo)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 2 de julho de 2025 às 15h02.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 32% dos brasileiros e reprovado por 59%, segundo a pesquisa Gerp divulgada nesta terça-feira, 2. Cerca de 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Em comparação com a pesquisa de maio, a aprovação teve uma oscilação positiva de dois pontos percentuais e a desaprovação teve uma variação negativa de dois pontos. A popularidade de Lula recuou do pior patamar da série histórica da pesquisa, registrado no último mês, e apresentou estabilidade.

Desde janeiro, desaprovação supera a aprovação para além da margem de erro. O melhor percentual de aprovação de Lula foi de 38%, em janeiro, e os piores foram em março e maio, com 61% de avaliação negativa.

Em todos os recortes demográficos, a desaprovação supera a aprovação. Grupos que historicamente votaram em Lula e no PT, como moradores do Nordeste, Norte, as mulheres e pessoas que recebem até um salário mínimo, passaram a avaliar o governo de forma negativa. Entre os nordestinos, por exemplo, a reprovação é de 54%.

Os grupos que pior avaliam Lula são os moradores do Centro-Oeste (com 73% de desaprovação), homens, pessoas entre 18 a 24 anos e pessoas que recebem mais de 10 salários mínimos.

A pesquisa Gerp entrevistou 2.000 brasileiros adultos entre os dias 23 e 30 de junho de 2025. A margem de erro do levantamento é de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Pesquisas eleitoraisLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira