Brasil

Lula vai se reunir com Alcolumbre e líderes do Senado nesta quarta-feira

Jantar acontecerá na residência oficial do presidente do Congresso

Davi Alcolumbre com o presidente Lula  (Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

Davi Alcolumbre com o presidente Lula (Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de abril de 2025 às 07h32.

Última atualização em 2 de abril de 2025 às 07h32.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  se reunirá com líderes do Senado para tratar sobre pautas do Legislativo e fazer um gesto de aproximação para facilitar a articulação com a Casa. O evento será nesta quarta-feira, 2, e foi confirmado pelo Palácio do Planalto e pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Segundo duas pessoas a par do assunto, o evento será na residência oficial do Senado, tendo Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Casa, como anfitrião.

De acordo com líderes, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também deve participar. O encontro está marcado para a parte da noite, como um jantar.

Desde a eleição de Alcolumbre e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula tem feito mais acenos ao Legislativo, sinalizando uma aproximação maior.

Lula e Gleisi também se reunirão na próxima semana em Brasília com os presidente da Câmara, além de líderes da Casa.

As reuniões com os representantes das Casas serão separadas e acontecem em meio às discussões sobre o projeto de lei da anistia condenados pelos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023, que está em tramitação na Câmara, e a reforma ministerial no governo.

Na última semana, Lula esteve no Japão com Motta, Alcolumbre e seus antecessores Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD). Líderes parlamentares também foram convidados. Para integrantes do Planalto, a viagem conjunta ao país auxilia na construção de uma boa relação com o Congresso.

Durante a viagem, o petista afirmou aos presidentes do Congresso que fará mais encontros com eles e investirá em uma relação próxima com o Legislativo ao longo dos dois anos finais do terceiro mandato.

O Planalto também convidou parlamentares para um evento de balanço de dois anos de gestão na próxima quinta-feira, em Brasília.

PL da Anistia

Na Câmara, parlamentares da oposição pressionam para que o projeto de lei da anistia aos presos seja colocado em votação. Uma das opções de Motta é criar uma comissão especial para o tema, contudo, a alternativa não é bem aceita pelo PL, partido que promete obstruir a pauta de sessões até que a proposta seja votada no plenário.

A comissão especial era uma possibilidade levantada por líderes partidários aliados de Motta, para que o projeto pudesse ser analisado e modificado, sem necessidade de urgência.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDavi Alcolumbre

Mais de Brasil

Em meio à queda de popularidade, Lula faz balanço de entregas do governo nesta quinta

Governo do Brasil diz avaliar 'todas as possibilidades' contra tarifas de Trump

Correios terão marketplace para concorrer com Shein e Shopee

STF decide vetar revista íntima 'vexatória' em visitantes de presídios