Brasil

Maia suspende sessão de cassação de Cunha por uma hora

“É uma votação importante, polêmica, então vamos cumprir estritamente o regimento”, disse o Presidente da Câmara


	Maia: “é uma votação importante, polêmica, então vamos cumprir estritamente o regimento”, disse o Presidente da Câmara
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Maia: “é uma votação importante, polêmica, então vamos cumprir estritamente o regimento”, disse o Presidente da Câmara (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2016 às 20h07.

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), suspendeu nesta segunda-feira, por uma hora, a sessão de votação do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Maia anunciou que iria interromper a sessão logo após sua abertura, alegando que iria aguardar um “quórum adequado” para a votação do caso. “É uma votação importante, polêmica, então vamos cumprir estritamente o regimento”, disse, afirmando que a atitude visa resguardar eventuais questionamentos.

Pouco antes do início da sessão, havia 337 deputados na Casa e 132 registrados no painel do plenário, mas a contagem teve de ser zerada quando a sessão das 19h foi iniciada. Maia trabalha com o quórum informal de 400 deputados na Casa para iniciar a votação.

“Quando chegar a 400 (deputados) na Casa a gente vai ter essa votação”, disse a jornalistas. “Se não tiver nesse prazo de uma hora (o quórum adequado) a gente vai decidir em conjunto com o plenário”, afirmou.

Cunha enfrenta processo por quebra de decoro parlamentar, acusado de mentir em depoimento à CPI da Petrobras. Na ocasião, negou ter contas bancárias no exterior, mas documentos dos Ministérios Públicos da Suíça e do Brasil apontaram contas dele e de familiares no país europeu.

A defesa e o próprio deputado alegam que Cunha é beneficiário de trust, mas não o proprietário das contas. O parlamentar já é alvo de duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e de investigações relacionadas à Lava Jato.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCassaçõesEduardo CunhaPolítica no BrasilRodrigo Maia

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil