Brasil

Maioria do STF condena Valério por desvios no BB

Valério foi considerado culpado dos crimes de corrupção ativa e peculato, assim como dois ex-sócios do empresário, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 19h20.

Brasília - Seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela condenação do empresário Marcos Valério por suposto desvio de recursos do Banco do Brasil na ação penal do chamado mensalão.

Valério foi considerado culpado dos crimes de corrupção ativa e peculato, assim como dois ex-sócios do empresário, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, pelos ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Esses mesmos ministros também votaram pela condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizolatto pelos crimes de corrupção passiva e peculato.

Embora a maioria dos ministros da Corte já tenha se manifestado pela condenação desses réus, eles ainda têm chance, mesmo que remota, de absolvição, pois qualquer um dos ministros pode alterar seu voto antes da proclamação da sentença, ao fim do julgamento.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesSupremo Tribunal Federal (STF)Mensalão

Mais de Brasil

CPI aprova ouvir 55 pessoas, como Careca do INSS, Lupi e ex-ministros da Previdência

Moraes amplia prazo e dá até segunda para PGR se manifestar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Motta decide incluir ‘PEC da Blindagem’ e fim do foro na pauta da Câmara

Senado votará projeto contra a 'adultização' de crianças e adolescentes nesta quarta-feira