Brasil

Mandetta é ministro mais popular do governo; 76% rejeitam sua demissão

Segundo revelou pesquisa Atlas, 64% dos entrevistados veem como positivo o trabalho do ministro da Saúde

Luiz Henrique Mandetta (Ueslei Marcelino/Reuters)

Luiz Henrique Mandetta (Ueslei Marcelino/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 16 de abril de 2020 às 10h32.

Última atualização em 16 de abril de 2020 às 10h50.

A atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, frente à pandemia do novo coronavírus tem sido bem vista pelos brasileiros, segundo revelou pesquisa Atlas, divulgada nesta quarta-feira, 15. Os números mostram que 64% dos entrevistados veem como positivo o trabalho do chefe da pasta e 76% rejeitam sua demissão.

A pesquisa foi realizada com 2.000 brasileiros, entre domingo, 12, e terça-feira, 14, período em que a cresceu a tensão entre o ministro e o presidente Jair Bolsonaro, que já procura o substituto de Mandetta. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

A avaliação positiva de Mandetta é respaldada também pela opinião de que 72% dos entrevistados concordam com medidas de isolamento social, de fechamento de lojas e de suspensão das aulas. Essa questão é a que mais desgasta a relação entre o ministro da Saúde, que defende a estratégia para evitar o colapso do sistema público de saúde, e Bolsonaro, amplamente contrário às restrições.

A maioria (41,9%) está com medo de pegar a covid-19 e mais de 86% temem pela vida de um amigo ou familiar.

Avaliação de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa Atlas, a avaliação positiva do governo Bolsonaro está em queda: saiu de 29% em fevereiro para 23% em abril. Já a parcela da população que considera o governo como ruim/péssimo foi de 38% em fevereiro para 43% em abril.

O desempenho pessoal do presidente como chefe do Executivo é desaprovado por 58,2% dos entrevistados, ao passo que 37,6% aprovam sua postura.

O apoio a um possível processo de impeachment também vem timidamente se ampliando: em fevereiro, 38% concordavam com saída do presidente. Em março, índice chegou a 45%. Em abril, está em 46,5%.

Veja na íntegra a pesquisa do Atlas Político

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroGoverno BolsonaroCoronavírusLuiz Henrique Mandetta

Mais de Brasil

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins

Bolsonaro pode voltar ao hospital por crise de soluços, diz família

Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026