Brasil

Manifestação em ponto clássico de Ipanema critica presença do Irã na Cúpula dos Brics

Protesto deste domingo, na altura da Farme de Amoedo, chamou a atenção para a perseguição de minorias que acontece no país

Protesto foi organizado pela ONG StandWithUs a fim de conscientizar cariocas e turistas sobre a criminalização do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo no país (Bruno Bimbi/Instagram)

Protesto foi organizado pela ONG StandWithUs a fim de conscientizar cariocas e turistas sobre a criminalização do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo no país (Bruno Bimbi/Instagram)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de julho de 2025 às 19h07.

Tudo sobreBrics
Saiba mais

Uma manifestação contra o Irã chamou a atenção de quem passava pelo Posto 9 da praia de Ipanema neste domingo (06). Bandeiras arco-íris e forcas foram colocadas na altura da rua Farme de Amoedo, ponto conhecido da comunidade LGBTQIAPN+ no Rio. No meio delas, cartazes pretos com os dizeres: "O Irã mata gays em praça pública".

O protesto foi organizado pela ONG StandWithUs a fim de conscientizar cariocas e turistas sobre a criminalização do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo no país. O Irã é um dos participantes do encontro dos Brics, que acontece neste domingo (6) e na segunda-feira (7) no Rio.

O jornalista Bruno Bimbi, gerente de estratégia e política da StandWithUs Brasil, divulgou a manifestação em suas redes sociais, com a legenda em espanhol. "A cúpula do BRICS está começando no Rio de Janeiro, e estamos aqui para receber a delegação iraniana como ela merece". Nos comentários, elogios e aplausos à iniciativa da ONG, que combate o antissemitismo.

No sábado, a coluna do Ancelmo Góis já havia noticiado um protesto da mesma ONG em um casarão no começo da Av. Niemeyer, onde funcionou o antigo Hotel Leblon. Uma enorme faixa com os dizeres: "O regime iraniano mata gays e mulheres em praça pública. O regime do Irã não pode ser amigo do Brasil."

Acompanhe tudo sobre:BricsRio de Janeiro

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'