Brasil

Manifestantes do MST liberam pista da BR-040

Cerca de 40 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar chegaram ao local por volta das 14h para garantir a saída dos manifestantes, mas não houve confronto

Integrantes do MST desocupam BR 040 no DF: integrantes do MST também protestaram na BR-020 e ocuparam a pista no sentido Formosa (GO)-Brasília (Marcello Casal Jr./ABr)

Integrantes do MST desocupam BR 040 no DF: integrantes do MST também protestaram na BR-020 e ocuparam a pista no sentido Formosa (GO)-Brasília (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 16h34.

Brasília - Depois de quatro horas interditada, a pista da BR-040 sentido Brasília-Valparaíso, foi liberada às 14h30 de hoje (21). Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram uma barricada no local e atearam fogo a pneus. A rodovia fica na saída sul de Brasília e é utilizada para quem vai para Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cerca de 40 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar chegaram ao local por volta das 14h para garantir a saída dos manifestantes, mas não houve confronto. A pista no sentido contrário, Valparaíso-Brasília, foi liberada pouco antes, após negociação da polícia com os manifestantes.

"Eles [os homens do Batalhão de Choque] vieram para garantir a retirada, mas os manifestantes já tinham aceitado liberar a primeira pista, que vai para Brasília, e nós conversamos com eles, que mantiveram enquanto puderam os pneus pegando fogo na pista sentido Valparaíso, mas ao fim aceitaram sair", explicou o tenente-coronel Luiz Coelho Júnior, responsável pela equipe da Polícia Militar que acompanhou o protesto.

Os manifestantes começaram a ocupar as pistas às 10h30, reivindicando agilidade no processo de reforma agrária no Distrito Federal.

De acordo com Josenilton Rodrigues da Silva, coordenador estadual do MST no DF e entorno, cerca de 1.200 famílias estão acampadas, desde agosto, em uma área próxima ao local do protesto, às margens da BR-040, distante 26 quilômetros de Brasília. Silva informou que há uma ordem judicial determinando a desocupação do terreno até 1º de dezembro. “O problema é que não podemos sair se o governo do Distrito Federal não nos der outra alternativa. Queremos sentar para negociar isto, mas o governo retrocedeu nas discussões”, disse.

Integrantes do MST também protestaram na BR-020 e ocuparam a pista no sentido Formosa (GO)-Brasília, o que causou congestionamento. Eles bloquearam a estrada com pneus e galhos que foram queimados.

Acompanhe tudo sobre:MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraPolícia MilitarPolítica no BrasilProtestos

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil