Brasil

Mantega: governo pode tomar medidas para conter inflação

Ministro justificou a alta de 0,79% no IPCA devido ao repique na inflação dos alimentos

Guido Mantega, ministro da Fazenda: governo está atento a alta da inflação (Wikimedia Commons)

Guido Mantega, ministro da Fazenda: governo está atento a alta da inflação (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2011 às 15h12.

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (7) que o governo está atento à inflação dos serviços e pode tomar medidas para combatê-la. No entanto, o ministro não antecipou que medidas o governo pode adotar.

Perguntado sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em março em 0,79%, Mantega disse que todos os analistas se enganaram, porque terminou havendo um repique da inflação de alimentos, não esperado por causa do regime de chuvas. O próprio Mantega tinha anunciado, há pouco mais de 20 dias, uma estimativa para a inflação do período pelo IPCA de 0,45% em março.

“Todos os analistas se enganaram. Houve um repique da inflação de alimentos que não era esperado, que tem a ver com o regime de chuvas. Foi excepcional porque todo ano, a essa altura, o preço dos alimentos começa a cair”, justificou.

Para o ministro, a inflação deve ceder a partir de abril. Segundo ele, o problema é “fundamentalmente com os alimentos”, pois a inflação no período foi influenciada por fatores climáticos, como a chuva e a entressafra, mas logo cairá. “Os serviços já dão sinais de queda da inflação. Nós estamos vigilantes e vamos tomar medidas em relação a isso, mesmo sabendo que, daqui a pouco, essa inflação de alimentos estará caindo.” 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGuido MantegaInflaçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil