Brasil

Márcia Lopes é confirmada como nova ministra das Mulheres do governo Lula

Ela substituirá no cargo Cida Gonçalves, cuja saída do cargo já era dada como certa desde o começo do ano. Esta é a sexta mudança no primeiro escalão do governo Lula

Márcia Lopes: nova ministra é filiada ao PT e irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Arquivo/ABr/Divulgação)

Márcia Lopes: nova ministra é filiada ao PT e irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Arquivo/ABr/Divulgação)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 5 de maio de 2025 às 13h53.

Última atualização em 5 de maio de 2025 às 14h08.

Em nota oficial divulgada à imprensa nesta segunda-feira, 5, o Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres. Ela substituirá a então ministra Cida Gonçalves.

A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda nesta segunda, em edição extra do Diário Oficial da União, informou o Planalto.

A avaliação no governo, afirmaram à EXAME técnicos ouvidos reservadamente, é de que Cida não conseguiu executar um trabalho satisfatório e esperado por Lula.

Esta e a sexta mudança no primeiro escalão do governo Lula. A última que havia ocorrido foi a exoneração de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social.

Quem é a nova ministra

A nova ministra é filiada ao PT, irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

Márcia Lopes foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula. Em 2010, comandou a pasta por nove meses.

Dois anos depois, disputou a prefeitura de Londrina e ficou em terceiro lugar.

Acompanhe tudo sobre:Ministério das Mulheres

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026