Márcia Lopes: nova ministra é filiada ao PT e irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Arquivo/ABr/Divulgação)
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 5 de maio de 2025 às 13h53.
Última atualização em 5 de maio de 2025 às 14h08.
Em nota oficial divulgada à imprensa nesta segunda-feira, 5, o Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres. Ela substituirá a então ministra Cida Gonçalves.
A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda nesta segunda, em edição extra do Diário Oficial da União, informou o Planalto.
A avaliação no governo, afirmaram à EXAME técnicos ouvidos reservadamente, é de que Cida não conseguiu executar um trabalho satisfatório e esperado por Lula.
Esta e a sexta mudança no primeiro escalão do governo Lula. A última que havia ocorrido foi a exoneração de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social.
A nova ministra é filiada ao PT, irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.
Márcia Lopes foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula. Em 2010, comandou a pasta por nove meses.
Dois anos depois, disputou a prefeitura de Londrina e ficou em terceiro lugar.