Brasil

MDIC e sindicalistas discutem rotatividade na indústria

Sindicalistas prometem pressionar o ministro Mauro Borges para cobrar das empresas a rotatividade de trabalhadores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 19h16.

Brasília - O titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, reúne-se nesta quinta-feira com representantes das cinco principais confederações nacionais de trabalhadores na indústria filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Os sindicalistas prometem pressionar o ministro para cobrar das empresas a rotatividade de trabalhadores - movimento que, segundo as confederações, ocorre com a demissão de empregados com salários altos para troca por mão de obra mais barata.

De acordo com Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), na indústria de transformação a rotatividade aumentou de 52% para 64% do total da mão de obra contratada. "Isso acontece reduzindo o ganho do trabalhador, que perde em salário e vê o aumento da contração de terceirizados", afirmou ao Broadcast.

A presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), Lucilene Varjão, disse que no ano passado o setor demitiu 30 mil trabalhadores e recontratou o mesmo número. "O problema é que os que entram ganham um salário menor e a maioria é terceirizada", disse.

As confederações da CUT pretendem pressionar o ministro para que a manutenção dos empregos será cobrada como condição para o governo conceder desoneração fiscal a setores da indústria, o que não estaria ocorrendo. "Não tenho nada com desonerar, desde que o benefício também vá para os trabalhadores", diz Cayeres.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTV), a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais (Contac) também participam da reunião no MDIC.

Acompanhe tudo sobre:SindicatosCUT

Mais de Brasil

Tarcísio vence Alckmin, Haddad e França na disputa pelo governo de SP em 2026, diz AtlasIntel

Sem definir data, Motta diz que "há compromisso" com votação do projeto de isenção do IR

Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento em hospital