Brasil

Mesmo com chuva, prognóstico de seca no Ceará é mantido

A última estimativa da Funceme previu precipitações abaixo da média histórica para os próximos três meses: março, abril e maio


	Providências: o governador do Estado esteve em quatro municípios acompanhando ações de emergência contra a seca no estado e a diminuição do volume de açudes
 (Arquivo/Agência Brasil)

Providências: o governador do Estado esteve em quatro municípios acompanhando ações de emergência contra a seca no estado e a diminuição do volume de açudes (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 13h48.

Fortaleza - Chove desde o fim de semana em Fortaleza e em quase todas as regiões do estado do Ceará. Segundo o último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta segunda-feira (23) houve precipitações em 134 dos 184 municípios cearenses e a previsão é de a chuva continue até quarta-feira (25).

Imagens de satélite mostram nuvens sobre todo o estado, resultado da atuação de um fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O fenômeno, no entanto, não deve mudar o último prognóstico da Funceme, anunciado na sexta-feira passada, que previu precipitações abaixo da média histórica para os próximos três meses: março, abril e maio.

Em fevereiro, a Funceme registrou, até a semana passada, 52,4 milímetros de chuva, menos da metade da média histórica para o mês (127,1 milímetros).

No fim de semana, o governador do Estado, Camilo Santana, esteve em quatro municípios cearenses acompanhando ações de emergência contra a seca no estado.

Em Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza, o açude Barragem do Batalhão, que abastece a cidade, está completamente seco. O governador esteve no município e acompanhou o andamento da obra de uma adutora, que deve levar água de outro açude até a população.

O açude Araras, de onde será retirada a água a ser transportada pela adutora, fica no município de Varjota, a 141 quilômetros de Crateús. Também conforme o Portal Hidrológico, esse açude está com apenas 7,7% de sua capacidade total. Quase todos os açudes do Ceará estão com capacidade abaixo de 30%.

Acompanhe tudo sobre:Região NordesteSecasCeará

Mais de Brasil

Livro resgata a história de Jane Catulle Mendès, criadora da expressão ‘cidade maravilhosa’

Partidos de esquerda do Rio voltam a indicar divisão para chapa de senador em 2026

Anistia será votada? Bolsonaro terá pena reduzida? Entenda os próximos passos do projeto na Câmara

Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal