Brasil

Meta é terminar pacote para portos esta semana, diz EPL

Plano tem como meta destravar investimentos em instalações de portuárias


	Terminal com grãos de soja no Porto de Santos: governo quer construir e ampliar terminais portuários
 (Germano Luders/EXAME)

Terminal com grãos de soja no Porto de Santos: governo quer construir e ampliar terminais portuários (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2012 às 21h44.

Rio - O presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo, espera que até o fim desta semana o governo chegue a um formato final sobre o plano para o desenvolvimento dos portos brasileiros. "A ideia é lançar (o pacote) ainda esse ano, mas quem marca a data não sou eu", disse a jornalistas, após uma palestra no Rio.

Indagado sobre os motivos para a demora na modelagem do programa portuário, ele afirmou que assim como nas rodovias e ferrovias é preciso ter o cuidado de resolver questões estruturais e evitar problemas futuros. "A gente quer não só viabilizar a realização de investimentos que resolvam a capacidade de movimentação portuária nos próximos dez a 20 anos, como também criar um ambiente que faça isso oferecendo preços competitivos para quem usa (o serviço)", afirmou.

De acordo com Figueiredo, o programa vai se valer de todos os instrumentos para destravar investimentos em instalações portuárias, da repactuação de contratos até a construção de terminais fora das áreas de portos organizados. Segundo ele, o governo está "olhando o conjunto", o que engloba intensificar a dragagem dos portos, construir e ampliar terminais e até novas licitações. "Estamos usando toda a cesta de possibilidades disponível", disse. No caso das companhias Docas, o objetivo será melhorar a gestão, sem "nenhuma estripulia", para que elas sejam um elemento de aumento e não perda de eficiência.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaTransportestransportes-no-brasilInvestimentos de governoPortos

Mais de Brasil

Proposta libera CNH com curso on-line e instrutor particular; entenda o que muda

Calendário do Bolsa Família 2025: veja datas de pagamentos em outubro

Moraes autoriza visita de médica de Bolsonaro após defesa relatar agravamento de episódios de soluço

"Antes tarde do que nunca", diz Lula sobre fim do conflito em Gaza