Brasil

Metrô de SP obtém licença prévia para a Linha Ouro

Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou a futura Linha 17-Ouro na cidade

Novo metrô possibilitará integração com as com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada) e 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) (Milton Jung CBNSP/Flickr)

Novo metrô possibilitará integração com as com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada) e 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) (Milton Jung CBNSP/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 14h44.

São Paulo - O Metrô de São Paulo informou que o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) aprovou hoje a licença prévia ambiental para a construção da futura Linha 17-Ouro.

A nova linha do Metrô será construída em via elevada (sistema monotrilho) e passará pelas avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela Prefeitura) e Jorge João Saad, atendendo também à comunidade de Paraisópolis. No total, a linha terá 17,9 quilômetros de extensão e 18 estações.

O primeiro trecho, previsto para 2014, ligará Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quando estiver concluída, a linha oferecerá itinerário que ligará as estações Congonhas e Brooklin, na Linha 17-Ouro, e as estações Jabaquara (Linha 1-Azul) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

A Linha 17-Ouro também possibilitará integração com as com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi).

A implantação pelo monotrilho é mais barata e muito mais rápida do que a do sistema de metrô convencional, segundo o Metrô de São Paulo. O projeto prevê um "corredor verde" sob a linha, com trabalho paisagístico. Haverá ainda enterramento das fiações aéreas e nova iluminação por onde passar o elevado do monotrilho. Todas as estações terão bicicletário.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São PauloMetrópoles globaismobilidade-urbanaSão Paulo capitalSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial