Brasil

Michel Temer não vai à cerimônia de encerramento da Rio 2016

Após ser vaiado na cerimônia de abertura, o presidente interino Michel Temer não deve comparecer ao encerramento da Olimpíada


	Michel Temer na abertura da Olimpíada do Rio: interino deve convidar Rodrigo Maia, presidente da Câmara, para representá-lo no encerramento
 (Clive Mason/Getty Images)

Michel Temer na abertura da Olimpíada do Rio: interino deve convidar Rodrigo Maia, presidente da Câmara, para representá-lo no encerramento (Clive Mason/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2016 às 06h49.

Após ser vaiado durante sua rápida participação na cerimônia de abertura da Olímpiada, o presidente interino Michel Temer não deve comparecer no encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na semana que vem.

A solenidade terá a presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e da nova prefeita de Tóquio, Yuriko Koike, pois a cidade japonesa vai sediar a próxima edição da Olimpíada.

Interlocutores de Temer dizem que ele tomou a decisão depois de consultar o Ministério das Relações Exteriores sobre a participação dos chefes de Estado locais nas últimas cerimônias que encerraram os jogos, em Londres (2012), Pequim (2008) e Atenas (2004).

Em resposta, o Itamaraty informou que não é praxe dos presidentes dos países comparecerem ao encerramento e apenas da abertura.

Na última sexta-feira (12), em entrevista a jornalistas, o presidente interino disse que "deveria ir" à cerimônia. Para representá-lo, Temer deve convidar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O evento está marcado para domingo (21), às 19h15, no Maracanã. Apesar de não comparecer ao estádio, o presidente interino poderá ter um encontro bilateral com o primeiro-ministro japonês durante a rápida passagem de Abe pelo Brasil.

Acompanhe tudo sobre:ItamaratyMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerMinistério das Relações ExterioresOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil