Brasil

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra gripe

A pasta lançou a Campanha de Vacinação contra a gripe, com o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas


	Vacina contra gripe: prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vacina contra gripe: prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2015 às 16h44.

Brasília - O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 30, a Campanha de Vacinação contra a gripe.

A campanha começa no dia 4 de maio e o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas.

Serão disponibilizadas 54 milhões de doses.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e presos. Trata-se dos grupos mais propensos à doenças respiratórios.

Nessa avaliação também se incluem estudos sobre epidemias e comportamento de infecções respiratórias.

"Nosso objetivo é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos", disse na manhã desta quinta-feira, 30, o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina pretende proteger contra três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. As vacinas estarão disponíveis em 65 mil postos de vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar o cartão de vacinação e identificação.

Acompanhe tudo sobre:DoençasGripesMinistério da SaúdeSaúde no BrasilVacinas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU