Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

Ao abrir inquérito, promotor do MPSP pediu informações à Anac e ao Cenipa; queda de aeronave deixou o piloto morto e os quatro passageiros feridos

Avião cai na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba: inquérito investiga causas do acidente (FRANCISCO TREVISAN/Divulgação)

Avião cai na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba: inquérito investiga causas do acidente (FRANCISCO TREVISAN/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 20h40.

Tudo sobreacidentes-de-aviao
Saiba mais

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito para apurar as causas da queda de um avião de pequeno porte em Ubatuba, litoral norte do estado, nesta quinta-feira, 9. O acidente resultou em uma morte e deixou quatro pessoas feridas.

O inquérito foi instaurado pelo promotor Tiago Antonio de Barros Santos, que solicitou informações à prefeitura de Ubatuba, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os dados devem ser repassados no prazo de até 48 horas.

A aeronave partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e caiu na Praia do Cruzeiro após uma tentativa de pouso no Aeroporto de Ubatuba. Segundo relatos, o avião ultrapassou a pista, colidiu com um alambrado e explodiu ao atingir a faixa de areia.

O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu preso às ferragens. Os demais ocupantes, uma mulher, um homem e duas crianças, ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital. O estado de saúde das vítimas ainda não foi divulgado.

Relatos

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave cruzando a pista em alta velocidade antes de colidir com um veículo e explodir. O carro envolvido pertence a um motorista de aplicativo, que estava com um passageiro no momento do impacto. Ambos saíram ilesos.

O Corpo de Bombeiros informou que as quatro vítimas foram resgatadas conscientes, porém "desorientadas". A reportagem tentou contato com a Santa Casa de Ubatuba para mais detalhes e aguarda retorno.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviao

Mais de Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico